segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ATENAS - A Terra dos Deuses


Atenas é mais moderna do que se imagina, mas possui muita história impressa em seus monumentos

Atenas é, ao mesmo tempo, uma das mais antigas cidades do mundo e uma das mais modernas da Europa. Um dos marcos para essa percepção foi a Olimpíada de 2004, que fez com que a capital da Grécia se modernizasse para receber os turistas. O evento também foi responsável pela contração de uma grande dívida externa, cujos reflexos atrapalham sua economia até hoje.

Entre as benfeitorias, o governo construiu um novo aeroporto internacional, o Elefthérios Venizélos, em 2001, além de prédios e estádios com uma arquitetura moderna de dar inveja a qualquer outra cidade europeia. As placas de sinalização ganharam inscrições no alfabeto ocidental, justamente para agradar os visitantes. E nem precisava se esforçar tanto!

O destino é um dos mais desejados pelos viajantes do mundo inteiro. Contam pontos sua história, mas também suas belezas naturais (como suas ilhas e praias) e sua imponente arquitetura. Outra razão que desperta a curiosidade dos turistas em relação à Grécia é a sua mitologia, bastante valorizada e estudada na escola. Ou seja: mais um motivo para se ter certeza que a história da Grécia não diz apenas respeito aos gregos, mas também a várias outras nacionalidades, uma vez que muitas situações que hoje vivemos e estudamos tiveram origem naquele país.

A herança está ainda no idioma, já que muitas palavras em português, por exemplo, se derivam do grego (lembra daquela clássica cena no filme ?Casamento Grego?, de Nia Vardalos, no qual o pai da moça tenta provar a teoria?).

Além das ilhas gregas, que são visitadas por pessoas que chegam de avião ou a bordo de algum cruzeiro pelo mar Mediterrâneo, é a capital um dos destinos favoritos. Ao chegar, se o turista não passar pelo centro onde estão os monumentos históricos, não terá ideia que está no berço da civilização ocidental. No entanto, quando for aos locais mais antigos, que datam de mais de 800 anos antes de Cristo, o visitante terá certeza de que Atenas é um verdadeiro museu a céu aberto.

Para conhecer um pouco da vida no país, por exemplo, uma dica é a exposição permanente no Museu da Acrópole, inaugurado em novo prédio no final de 2009. Também são obrigatórios passeios por Plaka, local onde viveram pessoas séculos antes de Cristo, além de mesclar com os costumes gregos atuais. E, uma vez na Acrópole (que significa Cidade Alta), visite o Parthenon, o teatro de Dionísio, o templo da deusa Atenas (da sabedoria), da deusa Nike (da vitória), entre tantas outras coisas. É também em Atenas que se encontra o antigo estádio Kalimarmaro, o primeiro a receber os jogos Olímpicos da Antiguidade.

Principalmente por conta da crise econômica mundial que a Grécia atravessa, alguns bairros da capital se tornaram perigosos para os turistas. Não serão vistos ladrões armados rendendo viajantes, ou invasões do Bope local, mas é sempre bom tomar cuidado por onde anda e o que carrega, especialmente durante a noite.

Por falar em noite, no verão europeu o sol permanece até pelo menos às 21h. Mas não se acanhe caso veja lojas fechadas entre 15h e 18h. Isso porque trata-se da sesta, tal como acontece na Espanha, quando boa parte do país para a fim de descansar. E acredite: você também vai querer fazer aquela pausa, uma vez que após o almoço sempre vem a ?leseira?, salientada pelo calor. Assim, evite bater perna durante o sol mais.

Fonte: http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/atenas.jhtm



Nenhum comentário:

Postar um comentário