terça-feira, 27 de setembro de 2011

TESOURO - Na costa da Irlanda é descoberto um montante de 430 milhões

Tesouro de R$ 430 milhões em prata é achado em navio afundado na 2ª Guerra.


Um tesouro estimado em R$ 430 milhões está prestes a vir à superfície, a 480 quilômetros da costa da Irlanda Divulgação/ Odyssey Marine Exploration Inc/ Press Association.

A fortuna está no navio SS Gairsoppa, que foi afundado pelos alemães em 1941, durante a 2ª Guerra Mundial.

A embarcação foi localizada pela empresa americana Odyssey Marine a mais de 4 mil metros de profundidade, no leito do Oceano Atlântico.

A empresa ganhou do governo britânico o direito de ficar com 80% da carga após resgatar o navio. É a primeira vez que se fará um resgate a esta profundidade.

Andrew Craigg, da Odissey Marine, diz estar entusiasmado com a descoberta.

O navio foi uma das embarcações britânicas atacadas pelos alemães no Atlântico Norte durante a guerra.

O SS Gairsoppa zarpou da Índia com destino a Liverpool em dezembro de 1940, carregando 200 toneladas de prata e 40 toneladas de ferro e chá.

Por causa das condições meteorológicas e da falta de combustível, o vapor mercante teve de se distanciar do comboio militar que integrava.

O comandante ainda tentou levar o navio para Galway, na costa irlandesa, mas foi atacado pelo submarino alemão U101 em fevereiro de 1941 e afundou.

Apenas um dos 85 tripulantes do SS Gairsoppa sobreviveu ao ataque. Todos os outros morreram durante o naufrágio ou quando tentavam alcançar a costa em botes infláveis.

 
Funcionários trabalham no resgate do no navio SS Gairsoppa, que foi afundado pelos alemães em 1941, durante a 2ª Guerra Mundial Divulgação/ Odyssey Marine Exploration Inc/ Press Association
 
 
O navio SS Gairsoppa foi localizada pela empresa americana Odyssey Marine a mais de 4.000 metros de profundidade, no leito do Oceano Atlântico Divulgação/ Odyssey Marine Exploration Inc/ Press Association

A empresa americana Odyssey Marine ganhou do governo britânico o direito de ficar com 80% da carga após resgatar o navio Divulgação/ Odyssey Marine Exploration Inc/ Press Association
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário