Tiradentes foi palco de importantes lutas do período da Inconfidência Mineira. É também a cidade natal de Joaquim José da Silva Xavier, o próprio Tiradentes, mártir e grande líder do movimento que acabou dando o nome do município.
Algumas das maiores atrações turísticas de Tiradentes estão concentradas no centro histórico. Um passeio pela rua Direita, a principal da cidade, não deixa dúvidas de que beleza é o que não falta por ali. As construções do período colonial dão um ar cinematográfico ao município. Na região, não dá para deixar de parar no museu Padre Toledo e na igreja Nossa Senhora das Mercês.
Saindo do centro histórico, a dica é subir a colina de Santo Antônio para conhecer a Matriz de Santo Antônio, uma das mais belas basílicas de Minas. Todos que visitam Tiradentes, independente de suas convicções religiosas, têm motivos para passar por ali, seja pela rica decoração da capela ou pela bela vista da cidade do topo do morro. Uma segunda colina que merece o esforço da caminhada é a de São Francisco de Paula, onde fica a igreja de São Francisco de Paula e de onde se tem a melhor visão panorâmica do município.
Para viajar no tempo, pegue o trem maria fumaça e percorra os 12 km cheios de história que separam Tiradentes de São João Del Rei. Já para apreciar a natureza, aposte nas trilhas da serra de São José. Ali, o que se vê é uma exuberante flora, uma rica fauna e dezenas de cachoeiras e riachos.
Como se não bastassem as atrações históricas e naturais, Tiradentes oferece uma infra-estrutura para turista nenhum botar defeito. A cidade é famosa pela boa gastronomia e por lá se encontram restaurantes dedicados às mais variadas cozinhas, tanto nacional, quanto internacional. A culinária no município é levada tão a sério que todo ano acontece por lá o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia.
Tiradentes é uma cidade para curtir a calmaria. Para se deixar perder entre passeios históricos, culturais e naturais. E para, ao fim do dia, fazer uma boa refeição em um restaurante charmoso e de preço acessível. Aproveite!
Fonte: http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/tiradentes.jhtm
Nenhum comentário:
Postar um comentário