sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Chapada dos Veadeiros - GO, Mística e cheia de Feitiços




Cercada por misticismo e beleza natural, Chapada dos Veadeiros é o patrimônio geológico mais antigo da América do Sul



No coração do Brasil, entre os municípios goianos de Alto Paraíso e Cavalcante, a Chapada dos Veadeiros é reduto de amantes da natureza e místicos: acredita-se que a região, rica em cristais de quartzo, seja um ponto de convergência de energia. O destino, de beleza inegável, atrai ainda os aventureiros. Nos seus cânions, trilhas, cachoeiras, rios e piscinas naturais é possível praticar esportes como trekking, canyoning, canoagem, aquarider e rapel. Por ali, o que não falta é opção de passeios e atividades para os visitantes.

A flora da chapada é um espetáculo à parte e muda bastante de acordo com as estações do ano. De maio a setembro, a paisagem ganha aparência árida e tons amarelados, além de árvores recheadas de folhas secas e rios mais baixos. Já de outubro a abril, o verde da vegetação e o colorido das flores dão as caras nos campos, as cachoeiras tornam-se mais caudalosas e os rios voltam a subir. Para completar o cenário, animais em extinção como o veado-campeiro, cervo-do-pantanal, onça-pintada, lobo-guará, ema, seriema, tapiti, tatu-canastra, tamanduá-bandeira, capivara, anta, tucano-de-bico-verde, urubu-rei e urubu-preto circulam livremente pela região.


As principais atrações da Chapada ficam no Parque Nacional e são os Saltos do Rio Preto, também considerados o cartão-postal do parque. A primeira queda, de 80 metros, deságua na maior piscina natural da região. Nas margens, tem até areia branca, dando ao lugar um ar de praia. A segunda cachoeira tem 120 metros e uma das vistas panorâmicas mais bonitas da região. Para chegar até os Saltos, é preciso disposição já que a trilha com cerca de 12 km, entre a ida e a volta, apresenta trechos íngremes e cheios de pedras.

A partir dos Saltos do Rio Preto, outro passeio imperdível também dentro do parque é a visita aos Cânions 1 e 2 e à cachoeira das Carioquinhas, que tem boas piscinas naturais para banho.

Fora dos limites do parque, não dá pra deixar de conhecer o Vale da Lua. O local é cercado por rochas esbranquiçadas e piscinas naturais formadas entre buracos e minigrutas. Além disso, dizem que em noites de lua cheia, as rochas da região cintilam. A caminhada de acesso é fácil e dura aproximadamente 20 minutos.

Ponto de encontro de esotéricos

A aura esotérica da Chapada dos Veadeiros já foi o principal chamariz turístico do destino. Com minas de cristais por todos os cantos, reza a lenda que a região está sob uma gigantesca placa de cristal, motivo que acabou tornando a área uma das preferidas entre os místicos. Outro fator que também chama a atenção dos esotéricos é Alto Paraíso, uma das cidades por onde passa a Chapada, estar na linha do paralelo 14, que também corta Machu Picchu, no Peru.

Quem decide conhecer as atrações e descobrir os mistérios da Chapada dos Veadeiros pode escolher entre dois locais para fixar base: Alto Paraíso ou o Povoado de São Jorge. A primeira opção, mais mística, é a mais procurada entre os visitantes por oferecer uma melhor infra-estrutura, com bons restaurantes e lugares para se hospedar. Já a segunda, mais aventureira, é mais próxima à entrada do parque (está a apenas 1 km do local) e oferece apenas áreas de camping e pousadas bem simples.

Uma dica importante para quem visita a Chapada é não se esquecer de contratar um guia para conhecer a região. Em Alto Paraíso, o Centro de Atendimento ao Turista (av. Ari Valadão Filho, 1.100, tel: 62 3446-1159) oferece algumas opções, sendo possível escolher entre o guia mais simples ao geógrafo, historiador ou místico. Basta decidir o que quer e partir para a aventura!





Nenhum comentário:

Postar um comentário