sexta-feira, 21 de outubro de 2011

SANTA BARBARA - Maravilhosa formação litorânea e maravilhosas uvas

Santa Barbara

 
Santa Barbara é uma das mais importantes regiões vinícolas da Califórnia e onde foi rodado o filme "Sideways". O longa premiado de 2004 incrementou o movimento das salas de degustação da região em 42% e impactou o turismo de Santa Barbara em 15%, segundo estimativa da Santa Barbara Conference & Visitors Bureau. A diversidade de microclimas e o tipo de solo de Santa Barbara fazem da região grande produtora de chardonnay, pinot noit e syrah.

A região vinícola de Santa Barbara County é composta por Santa Maria, Santa Ynez, Los Alamos, Los Olivos, Buellton, Solvang, Orcutt, Lompoc e pela famosa Foxen Road Trail, estrada que tem pelo menos dez importantes vinícolas próximas umas das outras.

Quem quer ir além da degustação de vinhos tem na região a possibilidade de fazer surfe, hipismo, jogar golfe ou desfrutar de luxuosos Spas. Para se hospedar, a melhor opção é Solvang, Los Olivos e a própria Santa Barbara, que tem praia, dezenas de bons restaurantes e bares e fica a 140 km de Los Angeles.

 
 O rótulo de um vinho deve identificar a origem geográfica de onde a uva foi cultivada. Isso significa denominação de origem (Appellation of Origin, em inglês) e é o mesmo que dizer que o produto segue as regras de produção daquela região.

O que complica a compreensão dos leigos é a variedade de denominações. As regiões vinícolas se subdividem em microregiões caracterizadas pela produção de diferentes variedades de uvas. Napa —a mais reverenciada de todas as zonas de produção de vinho da Califórnia— tem uma infinidade de denominações e reparte com Sonoma a fama dos vinhos de Carneros.

Sonoma tem 12 importantes appellations (denominações) —Alexander Valley (famoso pelo cabernet sauvignon e sauvignon blanc), Bennett Valley, Carneros (chardonnay e pinot noir), Chalk Hill, Dry Creek Valley (zinfandel, cabernet sauvignon e rhone), Green Valley, Knights Valley, Rockpile, Russian River Valley (chardonnay e pelos espumantes), Sonoma Coast, Sonoma Mountain e Sonoma Valley. As uvas de Mendocino podem ser de Anderson Valley, Cole Ranch, Covelo, Dos Rios, Mendocino Ridge, North Coast, Potter Valley, Redwood e McDowell Valleys.

Em San Luis Obispo, chama atenção o rótulo que traz a denominação Paso Roble —cidade sede de grandes produtores de zinfandel. Santa Barbara abrange Santa Ynez Mountains, Los Alamos Valley, Santa Maria, Orcutt, Bueltton, Solvang, Los Olivos, Lompoc e San Rafael Mountains. É em Santa Barbara que fica também a Foxen Canyon Road, estrada que abriga pelo menos sete das melhores vinícolas da região. Vinicultores de Lodi (cidade de San Joaquin), Temecula (na região de Riverside) e Cucamonga (San Bernardino) também se orgulham de estampar os nomes das regiões em seus rótulos.

Para usar o nome de uma região no rótulo, como Alexander Valley, Carneros ou Santa Ynez, é preciso que 75% das uvas usadas na fabricação do vinho sejam da área declarada. Se o rótulo contém a sigla A.V.A (American Viticultural Areas), pelo menos 85% das uvas têm de ter aquela origem.

O consumidor não deve se limitar às garrafas que contêm essa denominação no rótulo. Muitas vinícolas utilizam mais de 85% de uvas da região de origem, mas não podem exibir a sigla porque se localizam fora das
zonas classificadas como A.V.A.

Algumas uvas cultivadas na Califórnia e tipos de vinho que produz

Chardonnay - branco, seco, frutado e com bom equilíbrio de acidez e textura. Vai bem com frango, peru, frutos do mar e cremes leves.

Zinfandel - fresco e frutado, pode ser branco ou tinto. O branco é adocicado e o tinto, mais seco.

Sauvignon blanc - branco, seco e aromático, com sabor cítrico e características de maçã verde. É fácil de combinar comida, especialmente peixes e frango.

Pinot gris/ pinot grigio - branco, de paladar frutado, com notas de melão. Acompanha bem massas, peixes, frango e molhos feitos com manjericão, limão, tomates e azeite de oliva.

Viognier - branco, seco, floral. Acompanha bem carnes brancas bem temperadas, como franco ao curry.

Riesling - branco, com delicado aroma floral e frutado. Vai do seco a muito doce.

Moscatel - branco, doce, aromático e comumente usado como vinho de sobremesa.

Gewürztraminer - branco, picante e aromático. Vai do seco ao doce.

Cabernet sauvignon - Tinto, encorpado, tânico e rico em aromas e sabores de cassis, cherry e madeira. Segunda variedade de uva mais cultivada da Califórnia, depois da chardonnay.

Pinot noir - uva delicada e difícil de cultivar. Gosta de climas frios, mas cresce com o calor, e por isso se adapta bem à costa oeste da Califórnia. É medianamente encorpado e tem aromas de violeta, trufas e cherry. É um pouco picante e macio, com coloração menos intense do que a maioria dos tintos. Acompanha bem peru, porco e massas.

Syrah/Shiraz - tinto, com sabor de cassis, pimenta e blackberry. Conhecido como Shiraz na Austrália. Mais apimentado quando a uva é cultivada em regiões quentes e frutado, quando em zonas frias. Comumente misturada à grenaches. Acompanha bem carnes de sabor forte.

Merlot - próximo do cabernet sauvignon, mas menos tânico, mais leve.

Grenache - tinto levemente doce. Acompanha bem pratos de carne de sabor picante. Essa variedade de uva é comumente misturada a shyrahs, merlots e cabernets e também é a base de muitos vinhos rose.

Tempranillo - tinto, ácido e encorpado. Uva é largamente cultivada da região de Rioja, Espanha.

Malbec - tinto de cor intensa e tânico. Bom com carnes.

Petite Sirah - tinto de vermelho intenso e tânico. Bastante usado para dar peso ao zinfandel.

Cabernet Franc - tinto de cor mais leve e menos tânico do que o cabernet sauvignon.

Sangiovese - tinto, seco e com notas de cereja. É a uva dominante da Toscana, na Itália.





Nenhum comentário:

Postar um comentário