quinta-feira, 6 de outubro de 2011

PALMAS - Tocantis, Brasil



 
Natureza é o grande atrativo da região de Palmas, em Tocantins

É inevitável deixar de comparar Palmas, localizada no norte do Brasil, com outras capitais planejadas do país.

Avenidas cortadas por rotatórias e trânsito disperso; sol forte e castigante que esvazia, durante o dia, as calçadas largas das principais vias; ruas com extensos nomes alfanuméricos que costumam confundir quem vem de fora; e concentração de edifícios públicos em uma mesma região.

Qualquer semelhança com Brasília ou Boa Vista não é mera coincidência. É pura questão de planejamento.
Atrações
Fundada em 1989 como a capital do mais novo estado do Brasil, a caçula brasileira parece não ter tido tempo desde então para se entregar ao setor turístico. Sua preocupação ainda é criar uma história e uma identidade próprias que deem uma cara a essa cidade que, assim como todo o Tocantins, um dia pertencera a Goiás e que surgira como resultado de um antigo movimento separatista encabeçado por um povo insatisfeito com a falta de recursos e investimentos naquele distante norte goiano.

Com mais de 200 mil habitantes, Palmas ainda serve, turisticamente, apenas como porta de entrada para outros atrativos naturais locais como o Deserto do Jalapão ou a vizinha Taquaruçu.

São poucas as atrações locais e basta dar uma volta pela Praça dos Girassóis, no centro da cidade, para o visitante se convencer de que a História ainda permeia a história daquela gente. Considerada uma das maiores praças do País, essa área verde abriga os principais símbolos arquitetônicos de Palmas e possui um piso multicolorido com referências a grupos indígenas do Tocantins, como Apinajé, Khahô e Xambioá.

No centro, localiza-se o Palácio Araguaia, uma área de 14 mil m² que abriga a sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o centro geodésico do Brasil e painéis que recontam os principais trechos da história do Brasil e de Tocantins; ao norte, outros órgãos públicos, como a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça, a Fonte iluminada, a Praça dos Três Poderes, a Súplica dos Pioneiros e a Cruz do Altar Ecumênico, local onde foi rezada a missa de inauguração da construção de Palmas.

Ao sul, o Memorial Coluna Prestes, uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer que homenageia a passagem da Coluna Prestes pela região, e o monumento 'Os 18 do Forte de Copacabana', uma referência a um movimento militar de revolta contra o governo da República Velha.

No entanto, seu entorno natural rodeado pela Serra do Lajeado, conhecido também como Serra do Carmo, serve de refúgio para amantes da natureza e moradores mais descolados, como Taquaruçu, distrito a 35 km de Palmas.

Localizada a sudeste da capital tocantinense, essa região serrana possui 80 cachoeiras catalogadas, embora apenas dez delas estejam abertas para visitação. Rapel, tirolesa, escaladas e caminhadas são algumas das opções para os visitantes que gostam de praticar esportes.

De passagem ou para uma visita mais longa, Palmas sempre vai ter alguma história para contar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário