terça-feira, 4 de outubro de 2011

Ribeirão Preto - Muito Sol e qualidade de vida



Ribeirão Preto oferece muito mais do que chope para divertir e refrescar

Localizada na região norte do Estado de São Paulo e a 314 km da capital, Ribeirão Preto tem sua base econômica no agronegócio. É nesta cidade que acontece a maior feira da América Latina (e a segunda do mundo) voltada para o setor de tecnologia agrícola: a Agrishow. O evento é anual e acontece desde 1994. Entretanto, os atrativos da cidade vão além do agrobusiness.

O intenso calor de Ribeirão Preto, considerada
a cidade mais quente do estado de São Paulo, é um convite irrecusável para saborear um chope da tradicional choperia Pinguim. Ou para passear por um de seus parques, jardins e museus. Ou, ainda, saborear um sorvete.

Aberta em 1936 no centro de Ribeirão, a choperia Pinguim é parada obrigatória para quem chega à cidade. Está localizada no Quarteirão Paulista, que é formado pelo Edifício Meira Júnior (onde funciona o Pinguim), pelo prédio do antigo Palace Hotel e pelo Theatro Pedro II - que foi reconstruído após um incêndio e hoje recebe óperas, shows, concertos, apresentações de balé, peças teatrais e palestras.

Outras formas para tentar se refrescar e se divertir são passeios pelos vários parques da cidade. O Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali (primeiramente batizado de Curupira, como é chamado até hoje), é o maior da cidade, com 152 mil m². A vegetação natural é formada por floresta tropical.

Depois de ficar em reforma por mais de dois anos, o parque Maurílio Biagi reabriu em agosto de 2010 com várias novidades. Além da Academia ao Ar Livre com equipamentos para ginástica, da praça de alimentação e do parquinho para as crianças, o local conta com o "Ponto de Leitura", espaço para troca de livros e de experiências entre autores e leitores, com a presença de monitores e contadores de história.

O Parque Municipal Dr. Luis Carlos Raya é localizado numa antiga área de mineração de basalto. Há lagos artificiais com patos, pista para caminhada e área para alimentação, além de um palco de 600m² para eventos.

Há outras opções de passeio como museus, o Bosque Municipal e o Jardim Japonês. Os Museus da Ordem Geral e do Café são boa opção para quem gosta de música e cultura. O Projeto Café da Manhã com Chorinho acontece aos domingos, quando são servidos café, chá e bolachas ao som de chorinho. Além da boa música também é possível conhecer um pouco mais da cultura regional visitando os museus.

O Jardim Japonês fica dentro do Bosque. Possui lagos, quiosques e plantas ornamentais de origem japonesa. De lá também é possível observar a cidade do mirante que tem cerca de 45m de altura.

As sorveterias espalhadas pela cidade podem finalizar com chave de ouro o passeio. É possível encontrar sorvete de massa de boa qualidade, servido no copinho ou casquinha (2 bolas, 1 sabor), por R$ 1,25. Difícil vai ser escolher o sabor, devido à grande quantidade de opções e excelentes matérias-primas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário